segunda-feira, 18 de março de 2013

ROMA: A CIDADE E O IMPÉRIO MUNDIAL - Domus


A CASA ROMANA


1. Casas Primitivas
As casas romanas primitivas eram uma espécie de cabana redonda simples, com mecanismos de construção sedentários feitos pelos próprios habitantes, sendo passados por gerações. Com o passar dos séculos as casas foram se especificando de acordo com seu tipo, que segundo os dados fornecidos pelos Catálogos Regionais, são as Domus, que segue o modelo de casa grega com átrio e peristilo; e as Insulae, ou blocos de apartamentos, abundantes nas grandes cidades.
As Domus são as casas individuais típicas das cidades mediterrâneas, com um ou dois andares, fachadas na parte externa e abertas para os espaços internos, sendo todos os locais da casa agrupados ao redor do atrium e do peristilium. Uma característica marcante dessa tipologia é que são reservadas para as famílias mais ricas, que ocupam, por si só, um terreno precioso. 


2. Domus


As Insulae são construções coletivas de muitos andares e compreendem um grande número de cômodos iguais, que olham para o exterior com janelas e balcões; os andares térreos são destinados às lojas, que eram chamadas de Tabernae, ou para as habitações mais nobres, que também são chamadas de domus. Os andares superiores são divididos em apartamentos, chamados de Cenacula, de vários tamanhos para as classes médias e baixas. Essa tipologia nasceu ara hospedar dentro dos muros sérvios uma população crescente, e se tornaram cada vez mais altas, porém em determinado período Augusto estabelece um limite de gabarito de 21 metros (6 a 7 andares), e mais tarde, Trajano estabelece um gabarito de 18 metros (5 a 6 metros).
3. Domus


Em relação a parte superior dessas Insulaes, conhecida como Cenacula, podemos considerar alguns pontos negativos, como o fato de não ter água corrente (somente chega água nos locais do andar térreo); a falta de privacidade; não possuía aquecimento ou chaminés para proteger do frio ou até mesmo cozinhar; as janelas não possuíam vidraça, apenas uma cortina ou persiana de madeira. Apesar dessas limitações, os preços do aluguel era muito alto, a especulação dos terrenos e construções eram feitas de todas as maneiras, pois as casas eram construídas por empresários privados. O Estado apenas impõe proibições e regulamentos, mas não consegue corrigir as dificuldades da grande maioria dos cidadãos.

4. Distribuição dos mobiliários na casa Domus





5. Fachada da casa Domus


6. Entrada da casa Domus

Nenhum comentário:

Postar um comentário